Conheça todos os CAMPEÕES de MAJOR do CSGO, desde 2013 até hoje.

Conheça todos os CAMPEÕES de MAJOR do CSGO, desde 2013 até hoje.

Um Major de CSGO é o maior campeonato do mundo dessa categoria de E-Sports. Mas você conhece todos os campeões que já ganharam um Major?

Todos os campeões de Major

O Major de CSGO reúne uma multidão de fãs ao redor do mundo todos os anos. Hoje em dia é um dos maiores eventos do e-sport mundial e conquista estádios, espectadores e milhões de dólares a cada ano que passa. Mas será que você sabe quais são todos os campeões de Major por todos esses anos?

1º – DreamHack Winter 2013 – FNATIC (pronax, flusha, znajder, JW, devilwalk)

O primeiro Major de todos foi disputado na cidade de Jönköping, na Suécia. Além disso, o campeonato tinha um prêmio total de 250 mil dólares, sendo 100 mil somente para o campeão. Assim, Fnatic e NIP disputavam a final do primeiro Major, duas potências na época que foram pioneiras no CSGO mundial. Fnatic não está tendo tanto destaque hoje em dia, mas antigamente possuía uma line-up incrível de CSGO. Pelo lado da NIP, a organização sueca também possui recordes em seu passado, contendo a maior quantidade de vezes de um time presente em uma final de Major (5 vezes) e também, o maior número de sequência de vitórias em LAN, somando 87 vitórias. Por fim, quem levou a melhor no primeiro Major de CSGO do mundo foi a Fnatic, que levou a série por 2×1.

2º – ESL Major Series One Katowice 2014 – VIRTUS PRO (TaZ, NEO, pashaBiceps, snax, byali)

O primeiro Major realizado em Katowice, nem teria ideia de que anos a frente seria um dos mais movimentados eventos da Polônia. Assim, vimos mais uma final da NIP em um Major, mas dessa vez contra os poloneses da Virtus.Pro. Em solo natal, o time da VP conseguiu superar os suecos e levar seu primeiro e único Major da história. Em um placar de 2×0, os poloneses levaram também, 100 mil dólares em premiação pela conquista.

3º – ESL One: Cologne 2014 – NIP (f0rest, GeT_RiGhT, Xizt, Fifflaren, friberg)

Outro Major que anos mais pra frente, seria um dos troféus mais requisitados pelos jogadores de CSGO. Além de muito bonito, o troféu da cidade de Colgne, na Alemanha, traria mais uma vez um prêmio de 100 mil dólares a seu campeão nesse ano. Com isso, NIP e Fnatic disputariam mais uma final de Major, mas dessa vez, a NIP estava cansada de perder. Então, os suecos superaram todos os seus adversários na fase final e derrotou a Fnatic pelo placar de 2×1 na final. Dessa vez deu certo e finalmente a Ninja In Pyjamas levantou seu primeiro troféu, e se tornou campeões de Major.

4º – DreamHack Winter 2014 – LDLC (shox, kioShiMa, NBK-, SmithZz, Happy)

Voltando para a cidade do primeiro Major, Jönköping, na Suécia, traria novamente o maior evento de CSGO do mundo. E mais uma vez, vemos o time do país local em mais uma final (eu falei que esse time da NIP dominava antigamente). Entretanto, os franceses da LCDC vindo do Challengers, superaram a NIP na fase de grupos e enfrentariam novamente os suecos na final do campeonato. Assim, quem levou a melhor nessa disputa mais uma vez foi os franceses, que tinham ‘shox’ e ‘Happy’ em sua line-up. Então, após 3 mapas, os franceses venceram por 2×1 e levaram 100 mil dólares pra casa, além do troféu é claro.

5º – ESL One: Katowice 2015 – FNATIC (pronax, olofmeister, flusha, JW, KRIMZ)

Voltando novamente para a Polônia, Katowice foi a cede de mais uma final entre Fnatic e NIP. Não, não estou repetindo finais, realmente esses dois times dominavam o cenário de CSGO nos primeiros anos e conquistaram grande triunfo nessa época. Além disso, esse foi o primeiro Major com participação dos brasileiros. Na época, os meninos da Keyd Stars, já comandada por Fallen, buscaram ajuda da comunidade e conseguiram a sua participação nesses Major. Além disso, conseguiram também a classificação para Legends, conseguindo o segundo lugar do grupo. Nos playoffs, o time brasileiro teve a grande VP pela frente, e o poloneses levaram a melhor em um 2×1. Por fim, na grande final, quem levou melhor dessa vez foi a Fnatic, que superou a NIP por 2×1 e foi a primeira equipe a ser 2 vezes campeões de Major de CSGO.

Até hoje, o quarteto dessa época da Fnatic, JW, flusha, olofmeister e KRIMZ é considerado um dos melhores de todos os tempos.

6º – ESL One: Cologne 2015 – FNATIC (pronax, olofmeister, flusha, JW, KRIMZ)

Com um formato diferente, esse Major trouxe uma fase de grupos com um sistema de Lower e Upper bracket. Assim, o vencedor de todos os jogos é classificado, enquanto ainda espera o vencedor dos que haviam perdido, decidir a última vaga do grupo. Com isso, vimos os brasileiros da LG conseguir sua vaga nos playoffs após vencer a FlipSid3 pela chave inferior. Porém, não conseguiram avançar nos playoffs após perderem para a Fnatic. Por fim, falando nos suecos, o dream team chega mais uma vez em uma final e dessa vez enfrentarão os franceses da Team EnVyUs. O time francês tinha a mesma base dos campeões do Major de 2014, entretanto, adicionaram um dos melhores AWP’s de todos os tempos em sua line-up, ‘kennyS’. Além dele, ‘apEX’ entrou para somar no time, e conseguiu chegar em uma final de Major dessa vez. Entretanto, os franceses não deram conta do grande time da Fnatic, que acabou levando mais um troféu de Major e somando 3 em sua galeria, além de levar 100 mil dólares para casa.

7º – DreamHack Open Cluj-Napoca 2015 – ENVY US (kioShiMa, kennyS, NBK-, apEX, Happy)

Voltando ao formato padrão de fase de grupos, os brasileiros da LG saíram com duas vitórias e líder de seu grupo. Entretanto, acabaram perdendo para o time da NA’VI, que nesse ano, conseguiria chegar a sua primeira final de Major. Entretanto, não estavam preparados para um dos mais fortes times da época, a Team EnVyUs, que aparece mais uma vez em uma final, dessa vez com grandes chances de títulos. Os dois times haviam se enfrentado já na fase de grupos, com os franceses levando a melhor. E na final não foi diferente, em um 2×0, o time de ‘kennyS’ e companhia conseguem levantar a taça e levar mais um título de campeões de Major para a França, além de 100 mil dólares à organização.

8º – MLG Major Championship: Columbus 2016 – LUMINOSITY GAMING (coldzera, TACO, fer, fnx, FalleN)

Chegamos finalmente ao Major mais importante para o Brasil. O Major que fez o brasileirinho acompanhar e amar CSGO. O Major que ninguém esperava acontecer o que aconteceu, após bater na trave diversas vezes nesse ano, o time brasileiro da LG ainda não conseguia vencer os principais campeonatos. Entretanto, já teria aberto os olhos de vários especialistas nessa época e demonstrar que o CS brasileiro vinha crescendo e muito. Sabendo de tudo isso, a história todo mundo conhece: a LG venceu esse Major de 2016 invictos, perdendo apenas 1 mapa para a VP em uma série histórica pelo primeiro round dos playoffs. Com direito a 2-0 na fase de grupos, e mais 2-0 nas semis e na final, o time brasileiro da Luminosity Gaming fez o mundo conhecer o Brasil e sua história. Além disso, deixaria eternizado uma das mais importantes jogadas e também, uma das mais bonitas, no mapa da Mirage. Após vencer a NA’VI na final, uma das favoritas ao título, a LG se tornou os primeiros campeões de Major do Brasil e levar 500 mil dólares para a casa. Esse foi o primeiro Major com essa premiação e quem levou a grande fortuna, foram os brasileiros.

9º – ESL One: Cologne 2016 – SK GAMING (coldzera, TACO, fer, fnx, FalleN)

Ano dominante dos brasileiros, que dessa vez vinham confiantes e com favoritismo para esse Major. Com isso, saíram 2-0 na fase de grupos e derrotando um por um nos playoffs, chegariam a uma final contra a Team Liquid. Essa que estava com sede de vingança, após ser eliminada pela própria LG no Major passado. Mais um combate entre s1mple e Fallen, que mais uma vez foi levado pelo brasileiro. Em um atropelo, o Brasil ganhou a Train por 16×7 e fechou a histórica Cobblestone por 16×6 e levaram mais um Major pra casa. Além disso, os brasileiros que conquistaram novamente o mundo ganharam o mesmo prêmio de 500 mil dólares.

10º – ELEAGUE Major: Atlanta 2017 – ENVY US (SIXER, RpK, ScreaM, Happy, xms)

Após a era dos suecos, franceses e brasileiros, nascia nesse Major uma dinastia que seria a mais vencedora do mundo no CSGO. A Dinamarca dava suas caras no topo do mundo e foi nesse Major que conseguiram cravar essa conquista. Entretanto, o caminho até a final do Major não foi fácil para os dinamarqueses, que saíram 3-2 da fase de grupos. Após isso, acabaram perdendo seu confronto contra a GODSENT (nesse ano eles tinham a base da vitoriosa Fnatic em sua line). Contudo, eles foram guerreiros e derrotaram um por um: primeiro os americanos da OpTic Gaming, depois os franceses da G2 (que havia contratado o monstro ‘ScreaM’). Acabaram perdendo para os brasileiros da SK Gaming em uma Dust II extremamente pegada, por 19×17 e estavam a um passo de sair da competição. Entretanto, no confronto decisivo, o time dinamarquês amassou os americanos da Team Liquid e conseguiu sua vaga nos playoffs.

Já pela fase do mata-mata, enfrentariam grandes times e o primeiro confronto foi contra a gigante NA’VI. Após vencer dos russos por 2×1, os dinamarqueses conseguiram uma boa vitória contra os suecos da Fnatic por 2×0 e enfrentariam o grande time polonês da Virtus.Pro. Na final, após duros mapas e apertadíssimos, o time dinamarquês foi quem comemorou e levou seu primeiro título de Major e mais 500 mil dólares para casa.

11º – PGL Major Kraków 2017 – GAMBIT (AdreN, Zeus, Dosia, mou, H0bbit)

Mais um Major emocionante para o Brasil, dessa vez, vimos o time desacreditado por todos da Immortals chegar a sua primeira final. Após a saída de ‘felps’ da line-up, que teria ido para o time brasileiro da SK, no lugar de ‘fnx’ a equipe da Immortals se viu desfalcada, entretanto, trouxe ‘kNg’ para somar na equipe. Em uma campanha que não seria nada fácil, os brasileiros da Immortals ficariam 3×2 na fase de grupos: perdendo para a Astralis e SK Gaming, e ganhando de Vega Squad, NA’VI e FlipSid3. Nos playoffs, a SK Gaming acabou tropeçando logo de cara para os dinamarqueses da Astralis, enquanto a Immortals se via ganhando de BIG e VP, até chegar na final contra a Gambit.

Em uma final histórica, a Immortals conseguiu levar o primeiro mapa da Cobblestone por 16×4, ficando apenas um mapa do grande triunfo. O Brasil inteiro estava com os meninos desacreditados, mais uma vez podendo fazer história no CSGO mundial. Entretanto, o time do CIS tinha um plano milagroso e acabou colocando ele em prática. Após dois ótimos mapas da Gambit, o sonho brasileiro havia acabado e o time do CIS acabou sendo campeões desse Major após uma grande virada na série. Além disso, teriam levado 500 mil dólares para casa.

12º – ELEAGUE Major: Boston 2018 – CLOUD9 (skadoodle, RUSH, tarik, autimatic, Stewie2K)

Agora em um novo formato, composto por 16 equipe e 3 estágios, o Major de Boston seria um dois mais impressionantes de todos os tempos. Contra tudo e contra todos, os americanos da Cloud9 levaram a melhor no primeiro stage e se classificaram em um 3-0. Já no próximo, acabaram se classificando após 5 rodadas, em um sofrido 3-2, após terem perdido seus dois primeiros jogos e buscaram a classificação ganhando todos os três seguidos. Já nos playoffs, derrotariam os franceses da G2 e os brasileiros da SK Gaming na semifinal, antes de enfrentar a FaZe Clan na final. Essa por outro lado, havia montado um dream team: rain, karrigan, NiKo, GuardiaN e olofmeister teriam ganho todos os mapas, e chegariam de forma invicta para a final. Assim, com grande favoritismo a FaZe Clan levou o primeiro mapa da final por 16×14 e estava próxima de vencer o primeiro Major de forma invicta, sem perder um mapa sequer. Seria a primeira vez na história do CSGO que isso aconteceria.

Entretanto, os deuses do Counter-Strike teriam uma outra história a ser escrita. Em um virada incrível, os americanos da Cloud9 lutaram até o fim e conseguiram derrubar o gigante time da FaZe Clan. Em uma final histórica, com uma jogada histórica de Stewie2k para levar o último mapa para a prorrogação, a Cloud9 venceu o time europeu e se tornou campeões desse Major, tanto para a organização tanto para os Estados Unidos e mais 500 mil dólares.

13º – FACEIT Major: London 2018 – ASTRALIS (Xyp9x, dupreeh, gla1ve, device, Magisk)

Aqui é onde começa o reinado dos dinamarqueses da Astralis. A partir daqui, diversas conquistas à essa organização foi feita: a única com 4 Majors em sua galeria; a primeira equipe a ter os 5 jogadores no TOP 20 do ano; detêm o reinado mais longo como TOP 1 TEAM da HLTV com 406 dias consecutivos. Tudo a partir desse Major de Londres em 2018. Não aparecendo em finais de Majors a 2 anos, a Astralis volta a dominar o cenário de CSGO mundial nesse final de ano de 2018. No Major em questão, a equipe perdeu somente uma partida na fase de grupos, mas nos playoffs não perdeu um mapa sequer (isso entra para o recorde também: a primeira equipe a ganhar um Major sem perder um mapa nos playoffs). Por fim, a Astralis enfrentou a NA’VI de ‘s1mple’, que não foi párea para o comando dinamarquês, que finalizou a série em 2×0 e se tornou campeões desse Major.

14º – Intel Extreme Masters Season XIII – Katowice Major 2019 – ASTRALIS (Xyp9x, dupreeh, gla1ve, device, Magisk)

O Major de Katowice que teve duas histórias incríveis. A primeira foi a classificação da FURIA para seu primeiro Major, onde o Brasil inteiro estava na torcida para essa conquista. Já na competição, “EZ FOR ENCE” foi a música mais ouvida pela comunidade de CSGO, já que o time fez história em sua trajetória, saindo do Minor Challenger até a grande final do Major. Entretanto, a equipe acolhida pelo povo teria pela frente a grande Astralis. Mesmo vencendo de grandes equipe no playoffs como FaZe Clan e NA’VI a ENCE não foi o suficiente para parar os dinamarqueses, que emplacaram 2×0 e levaram mais essa para casa, além de 500 mil dólares.

15º – StarLadder Berlin Major 2019 – ASTRALIS (Xyp9x, dupreeh, gla1ve, device, Magisk)

Nesse Major, foi a vez da INTZ fazer história em sua classificação (quem lembra do APOKAO e kNg gritando muito no stage?), porém o time brasileiro juntamente com a FURIA não conseguiram passar de fase. Além disso, esse Major foi onde a zebra correu solta e diversos times favoritas caíram para diversas surpresas do campeonato. Como foi os casos de NRG, AVANGAR e Renegades, que eliminaram equipe como G2 e FaZe. Na final, vimos os jogadores que hoje fazer parte da Virtus.Pro (exceto o AdreN, que foi campeão de Major pela Gambit) enfrentar a grandiosa Astralis. Assim, na final os dinamarqueses não tiveram piedade de seus adversários, e em placares de 16×6 na Inferno e 16×5 na Dust 2, a Astralis levanta seu quarto Major (o terceiro em sequência) e se torna os maiores campeões de Major de todos os tempos.

16º – PGL Major Stockholm 2021 – NAVI (s1mple, eletrocNic, Boombl4, Perfecto, b1t)

No ano de 2020, não foi realizado nenhum Major por conta da pandemia mundial de COVID-19. Assim, o ESL One: Rio 2020 foi adiado (foi confirmado o Intel Extreme Masters XVII – Rio Major 2022, que acontece entre os dias 31 de outubro até 13 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro. Com isso, o maior evento do mundo voltou em 2021, na cidade de Estocolmo na Suécia. E dessa vez, estávamos em outra era: a era NA’VI. A equipe comandada por ‘s1mple’ dominou nesse período e ninguém parava esse time. A NA’VI é única organização que participou de todos os Majors de CS:GO, chegando aos playoffs 14 vezes, à frente da Fnatic com 12 e Ninjas in Pyjamas com 11 aparições nos playoffs. E na final, também fizeram história vencendo a G2 por 2×0. Assim, a Natus Vincere é a primeira equipe na história a ganhar um Major sem perder sequer um mapa, tanto no Legends Stage, como nos playoffs. E também, esse foi o Major que consagrou nosso menino ‘s1mple’ que lutou por anos para conquistar seu posto de melhor do mundo e dessa vez, colocar o único troféu que lhe faltava.

17º – PGL Major Antwerp 2022 – FAZE (karrigan, rain, Twistzz, ropz, broky)

Por fim, chegamos ao mais recente Major que tivemos, o de Antwerp na Bélgica. Ele foi marcado por várias histórias: a classificação da equipe do The Last Dance da Imperial, do recorde mais que absurdo de Gaules, com 710 mil espectadores simultâneos e pelo ganhador que desbancou a Era NA’VI. Com isso, a comunidade, principalmente a brasileira, esteve muito próxima de seus ídolos e também dos jogadores do mundo todo, que tem um grande carinho pelo Brasil: ‘karrigan’, ‘s1mple’, ‘cadiaN’ entre outros. Além disso, ver 3 equipes brasileiras disputar um Major é gratificante e assim espero no Major que está por vir aqui no Brasil. Então, após uma crescida gigantesca nos últimos tempos, a FaZe chegava a mais uma final de Major e dessa vez estava preparada. Entretanto, tinha pela frente a atual campeã, NA’VI, que por mais que não andava por uma grande fase, ainda era muito perigosa, e foi.

Em um primeiro mapa emocionante, vimos uma partida histórica entre as duas equipes, mas quem saiu na frente foi a FaZe. E por sequência, na Nuke, ‘rain’ foi quem destruiu o jogo e não deu chances da NA’VI se recuperar, fazendo com que aquela final acabasse ali. Com isso, a FaZe Clan quebra sua zika em finais, desbanca a NA’VI e são campeões pela primeira vez de um Major.

O Major no Rio!

Como foi dado a notícia, o próximo Major de 2022 será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil! Teremos sim um Major no Brasil, e será o maior de todos (pode ter certeza). Assim, só nos resta esperar ansiosos para esse evento que promete muito.

->ESL vazou o próximo MAJOR no RIO DE JANEIRO?
->FaZe Clan supera NA’VI e CONQUISTA o MAJOR!
->IMPERIAL vence no MAJOR e GAULES bate novo recorde na TWITCH!
>IMPERIAL vence novamente e GAULES bate recorde brasileiro na Twitch com 710 mil!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: