Como se tornar um jogador PROFISSIONAL de League of Legends part.1

Como se tornar um jogador PROFISSIONAL de League of Legends part.1

   Para muitos, League of Legends é um dos jogos mais conhecidos e competitivos que existem atualmente. Porém, a “profissionalização” para com o cenário pode ter uma caminhada um pouco difícil. Em relação ao Brasil, é muito mais difícil ter oportunidades por conta de “n” fatores. Entretanto, para quem tem vontade de jogar competitivamente, aqui vai algumas dicas e fatores importantes para tornar seu sonho, realidade.

Localizar seu lugar atual

   Separe um tempo do seu dia e reflita sobre seu objetivo, “eu quero me tornar pro-player e estou disposto a enfrentar as dificuldades que estão por vir para conseguir”. “Setar” seu mindset incialmente é uma ação muito boa para deixar claro a sua vontade, ao longo da sua caminhada você deverá moldar ele para ser uma pessoa melhor e consequentemente, um player melhor.

   Veja seu elo atual (soloq) e qual sua principal posição dentro do game, exemplo:

Crie uma rotina de treinos

      “A prática leva a perfeição”, você já deve ter escutado isso alguma vez na vida. Eu ainda prefiro dizer “a prática perfeita leva a perfeição”. Você somente spammar jogos na soloq não farão de você um bom jogador. Você deve ser inteligente e criar um plano. Analise primeiro, quanto tempo você tem para o jogo, pois talvez você estuda ainda, faz faculdade ou então, trabalha.

   Após saber quanto tempo você tem a dedicar o seu tempo ao jogo você pode dar início a um treino que é efetivo:

  • Comece vendo vod’s (partidas gravadas), seja de times competitivos, pros players na soloq ou até mesmo de mono champions (jogadores que jogam apenas com um campeão). A aprendizagem começa quando você observa alguém fazendo algo correto, quando você vê todos os dias como esses jogadores se comportam, fica fácil retirar algo para implementar no seu jogo.
  • Ver seus replays. Mais importante do que ver os outros jogarem, é ver você jogando. Analise seus jogos, seja vitória e derrota, para corrigir seus erros. Cada vez que você observa algo que poderia ter feito melhor, anote em um caderno ou em um bloco de notas e coloque na cabeça o que seria melhor naquela situação. Assim, cada vez que você corrige seus erros e reforça seus acertos, você evolui no jogo.
  • Aqueça. Antes de partir para a soloq é importante você fazer um aquecimento, seja dos dedos e da sua visão. Recomendo utilizar uma desses três métodos: Osu, Loldodge ou Aim400kg. Realizando cerca de 15 minutos em um deles, você melhora sua concentração e reflexo para começar seus jogos. Após esse tempo, entre em um modo treino e faça 10 minutos de fundamento básico da sua rota. Se você é jungler por exemplo, faça alguns patchings na jungle, ou então você joga em lane (top, mid ou bot), faça um treino de farm. Para finalizar o aquecimento você pode jogar um Aram, pois há bastante skillshots para desviar e acertar ou então, um normal game.
  • Após o aquecimento, inicie sua fila nas ranqueadas. Jogue quantos jogos forem precisos dentro do seu tempo, quanto mais melhor. Porém, quantidade não define qualidade e é isso que vou falar no próximo tópico.

Tenha postura

   Existe sim, ética e moral dentro de League of Legends. Se você sonha ser pro-player, antes de tudo você deve ser uma pessoa melhor. Isso começa com sua personalidade e suas atitudes dentro e fora de jogo. Lol é um jogo que pode estressar muitas pessoas, porém você deve saber lidar com frustrações, pessoas tóxicas, entre outros. (futuramente espero escrever algo relacionado a isso).

   Dentro dos seus jogos seja uma pessoa, pelo menos, respeitosa caso você seja um pouco mais esquentado. Não xingue, não fale bobeira e principalmente, foque no seu jogo. Tenha foco, se há alguém digitando no chat, mute e continue seu jogo.

Competitivo

   Uma das partes mais importantes de ser um jogador, é saber conviver com pessoas. Isso significa que já está na hora de procurar um time, ou então, formar um. Conviver com um time é importante para seu aprendizado, principalmente por conta da relação com outros players. A experiência em times amadores ajuda você a se comunicar com o próximo, respeitá-lo e aprender junto com ele. Prese por sua responsabilidade dentro da equipe, e principalmente, na comunicação que é um fator essencial para um jogador profissional.

   Times do meio profissional prezam por jogadores que tem muito conhecimento e uma boa comunicação.

   Mecânica é importante?

   A reposta é, sim. Um bom jogador deve ter um equilíbrio em relação ao seu gameplay, tanto mecanicamente como teoricamente (conhecimento do jogo). Entretanto, mecânica demanda tempo e muito treino, por isso não desista quando você der um insec invertido de Lee Sin.

   Melhore sua pessoa

Profissionalizar em algo não é algo fácil. Há quem faz cursos nas faculdades, cursos profissionalizantes ou então estudam muito por conta, e não deve ser diferente só porque você quer viver de jogos. O mais importante que você aprende em cursos é correr atrás e melhorar você mesmo. Leia livros, procure criar hábitos saudáveis e aprenda a correr atrás do que você ama. Melhore sua fala, sua comunicação, seus valores e principalmente, sua responsabilidade. Quanto mais coisas positivas você fazer no seu caminho até  seu sonho, mais próximo ele estará de você!

One thought on “Como se tornar um jogador PROFISSIONAL de League of Legends part.1

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: